sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

                     UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA - UFRB
Licenciatura em Matemática Modalidade a Distância


ALESSANDRA VAZ FIGUEIREDO
DAIANA MOIA MEIRA
EDVANIA SANTOS SOUZA
NELIA FABRICIA GONÇALVES SILVA
MARIA PIRES DE SOUZA FIGUEIREDO




EQUAÇÕES DO 2° GRAU COM UMA INCÓGNITA








Macaúbas - BA
2016






ALESSANDRA VAZ FIGUEIREDO
DAIANA MOIA MEIRA
EDVANIA SANTOS SOUZA
NELIA FABRICIA GONÇALVES SILVA
MARIA PIRES DE SOUZA FIGUEIREDO








EQUAÇÕES DO 2° GRAU COM UMA INCÓGNITA


Sequência didática apresentada a disciplina Novas Tecnologias e Educação Matemática solicitada pela Profª Débora Leal para fins avaliativos.







Macaúbas, BA
2016



SUMÁRIO


SEQUÊNCIA DIDÁTICA.. 4 --------------------------------------------------------------------------------------4

ANEXO--------------------------------------------------------------------------------------------------------------6











TÍTULO:
 Resolvendo equações do 2º grau com uma incógnita

PÚBLICO ALVO:
9º Ano, semestre 2016.1, Colégio José Antônio dos Santos  

PROBLEMATIZARÃO:
Como encontrar as raízes de uma equação do 2º grau e representar essa equação em um gráfico?

OBJETIVO GERAL:
·         Identificar equações do 2º grau e ter a capacidade de encontrar suas raízes e seus gráficos, percebendo a importância dos meios tecnológicos para o aperfeiçoamento da aprendizagem.

OBJETIVO ESPECÍFICO:
·         Identificar equações do 2º grau como toda equação que pode ser colocada na forma ax²+bx+c, onde a, b e c representam números reais diferentes de zero;
·         Aplicar as fórmulas para a resolução das equações do 2º grau;
·         Introduzir uma ou várias equações em gráficos;
·         Desenvolver habilidades através de meios tecnológicos;
·         Construir gráficos;
·         Aperfeiçoar os conhecimentos em relação ao conteúdo;

CONTEÚDOS:
·         Equações do 2º grau com uma incógnita;
·         Geogebra.


DINÂMICA\METODOLOGIA:

·         Estudo do material teórico;
·         Estudo por meio do software Geogebra, colocando em prática localização de pontos e a construção de gráficos;
·         Visualizar vídeos aulas no Youtube, envolvendo equações do 2º grau;
·         Construir um texto sobre o conhecimento adquirido com o trabalho realizado;
·         Jogo em dupla (Batalha naval);
·         Uso de computadores com acesso internet;


·         Aula prática e teórica;
·         Atividade em grupo
·         Atividade individual;
·         Debates.

AVALIAÇÃO:
·         A avaliação será feita processual através das atividades realizadas de acordo com o desempenho de cada um.

 REFERÊNCIAS:

·         Material didático;
·         Malha de jogo batalha Naval;
·         Computador;
·         Geogebra;
·         Youtube;
·         Caderno;
·         Lápis;
·         Caneta;
·         Borracha;
·         Régua;
·         Quadro ;
·         Piloto;
·         Vontade de saber matemática,9ºano/Joamir Roberto de Souza, Patrícia Rosana Moreno Pataro.-2.ed,-São Paulo:FTD,2012;
·         www.youtube.com/watch?v=8ogBhY5YYHw;


ANEXO










Nenhum comentário:

Postar um comentário