UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA - UFRB
|
Licenciatura em Matemática Modalidade a
Distância
ALESSANDRA VAZ
FIGUEIREDO
DAIANA MOIA
MEIRA
EDVANIA SANTOS SOUZA
NELIA FABRICIA GONÇALVES SILVA
MARIA PIRES DE SOUZA FIGUEIREDO
EQUAÇÕES
DO 2° GRAU COM UMA INCÓGNITA
Macaúbas - BA
2016
ALESSANDRA VAZ FIGUEIREDO
DAIANA MOIA MEIRA
EDVANIA SANTOS SOUZA
NELIA FABRICIA GONÇALVES SILVA
MARIA PIRES DE SOUZA FIGUEIREDO
EQUAÇÕES DO 2° GRAU COM UMA INCÓGNITA
Sequência didática apresentada a disciplina Novas Tecnologias e
Educação Matemática solicitada pela Profª Débora Leal para fins avaliativos.
Macaúbas, BA
2016
SUMÁRIO
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA --------------------------------------------------------------------------------------4
ANEXO--------------------------------------------------------------------------------------------------------------6
TÍTULO:
Resolvendo equações do 2º grau com uma
incógnita
PÚBLICO ALVO:
9º Ano,
semestre 2016.1, Colégio José Antônio dos Santos
PROBLEMATIZARÃO:
Como
encontrar as raízes de uma equação do 2º grau e representar essa equação em um
gráfico?
OBJETIVO GERAL:
·
Identificar equações do 2º grau e ter a
capacidade de encontrar suas raízes e seus gráficos, percebendo a importância
dos meios tecnológicos para o aperfeiçoamento da aprendizagem.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
·
Identificar equações do 2º grau como toda
equação que pode ser colocada na forma ax²+bx+c, onde a, b e c representam
números reais diferentes de zero;
·
Aplicar as fórmulas para a resolução das
equações do 2º grau;
·
Introduzir uma ou várias equações em
gráficos;
·
Desenvolver habilidades através de meios
tecnológicos;
·
Construir gráficos;
·
Aperfeiçoar os conhecimentos em relação ao
conteúdo;
CONTEÚDOS:
·
Equações do 2º grau com uma incógnita;
·
Geogebra.
DINÂMICA\METODOLOGIA:
·
Estudo do material teórico;
·
Estudo por meio do software Geogebra,
colocando em prática localização de pontos e a construção de gráficos;
·
Visualizar vídeos aulas no Youtube,
envolvendo equações do 2º grau;
·
Construir um texto sobre o conhecimento
adquirido com o trabalho realizado;
·
Jogo em dupla (Batalha naval);
·
Uso de computadores com acesso internet;
·
Aula prática e teórica;
·
Atividade em grupo
·
Atividade individual;
·
Debates.
AVALIAÇÃO:
·
A avaliação será feita processual através das
atividades realizadas de acordo com o desempenho de cada um.
REFERÊNCIAS:
·
Material didático;
·
Malha de jogo batalha Naval;
·
Computador;
·
Geogebra;
·
Youtube;
·
Caderno;
·
Lápis;
·
Caneta;
·
Borracha;
·
Régua;
·
Quadro ;
·
Piloto;
·
Vontade de saber matemática,9ºano/Joamir
Roberto de Souza, Patrícia Rosana Moreno Pataro.-2.ed,-São Paulo:FTD,2012;
·
www.youtube.com/watch?v=8ogBhY5YYHw;

Nenhum comentário:
Postar um comentário